ALGUMA NOVIDADE ??
Blog representa ameaça para empresas, diz relatório
da Folha Online
Os blogs representam uma ameaça para as empresas, diz um relatório da empresa de segurança Clearswift. Isso porque esses diários virtuais podem comprometer a produtividade dos funcionários, trazer danos à reputação da companhia e divulgar na web informações confidenciais da organização.
Esses perigos, diz o documento, estão ligados ao uso indevido da ferramenta por parte de colaboradores insatisfeitos com o local onde trabalham. Exemplos de casos como esses não faltam. O escocês Joe Gordon, por exemplo, foi demitido por causa de comentários que postou sobre seu emprego na livraria britânica Waterstone's.
O ex-funcionário referiu-se à empresa como " Bastardstone 's" (palavra que junta o nome da organização com "bastardo", um termo de baixo calão em inglês) e chamou seu gerente de "chefe cruel" algumas vezes na publicação on-line.
Já a aeromoça Ellen Simonetti, que trabalhava para a Delta Airlines, foi dispensada após postar uma foto em que aparecia com o uniforme da companhia aérea. Na internet, Simonetti seu auto-denominava a Queen of the Sky (rainha dos céus).
Com base em casos desse tipo, a Clearswift recomenda a criação de políticas de "uso aceitável" dos blogs dentro das corporações. "Regras, sozinhas, não funcionam. Também é necessário ter tecnologia para fazer com que as medidas sejam seguidas", diz um documento da empresa de segurança.
Entre essas alternativas, há ferramentas que restringem o acesso a páginas com extensão de blog (blogspot.com, por exemplo). O colaborador pode fazer as atualizações em sua casa, diz o relatório, mas pelo menos não deixará de produzir durante o expediente para postar.
"Seria suicídio não se proteger contra ataques externos realizados via web. Então por que não se proteger contra ameaças internas?", questiona Alyn Hockey, diretor de pesquisa da Clearswift.
Desde os primórdio da criação dos blogs, já se comenta isso, lembram de quando surgiu o MSN Messenger, VIRGE MARIA!!! Era um Deus nos acuda, os chefes nem sabia mais como lidar com isso.....e os blogs não fugirão a regra....acompanhe só esta outra reportagem...
Iraniano ficará 14 anos na prisão por publicações feitas em blog
da Folha Online
Um iraniano ficará na prisão por 14 anos --o internauta, que tinha um blog, foi acusado de espionagem e ajuda a estrangeiros revolucionários. Arash Sigarchi foi preso há um mês, quando criticou a prisão de um jornalista em sua página virtual.
A decisão do tribunal de Gilan causou protestos do grupo Reporters Without Borders (repórteres sem fronteiras), já que Sigarchi também é jornalista.
A organização pediu que o presidente do Irã, Mohammad Khatami, interfira no caso. "O presidente não pode lavar as mãos e dizer que não é responsável pela prisão, já que seus subalternos tomaram a decisão", diz um comunicado do grupo.
Os repórteres dizem que as autoridades querem usá-lo como exemplo. A dura sentença teria como objetivo fazer com que outros internautas e jornalistas desistam de se expressar, principalmente por meios eletrônicos.
Um documento do grupo afirma ainda que as acusações de espionagem e insultos aos líderes do país são infundadas --elas escondem o real motivo da prisão, que seria seus textos no blog e trabalho como jornalista.
O dono do site --página que não pode ser acessada pelos iranianos, por uma proibição das autoridades-- já havia sido detido em agosto do ano passado. Na ocasião, ele publicou no diário virtual fotos de uma manifestação em Teerã de familiares de pessoas assassinadas em 1989.
Imagine se isso começa a virar prache......nós dos Bilokos Allucinados já sabemos muito bem o que é ser bloqueado, assim como já aconteceu no BLOGGER.COM.BR quando fomos excluídos por utilizarmos conteúdo impróprio, e depois bloqueados por nossa instituição de ensino, quando descobriram que a faculdade apresentava mais acesso a nossa página do que a própria página da faculdade (que exagero) mas foi quase isso, sem falar que contamos com algumas ajudas internas para descobrir fatos, e publicar aqui no blog algumas fofocas coletadas por informantes. Este ano de 2005 pode ainda gerar novas confusões, já que em 2004 não aprontamos nenhuma.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário